quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Meu altar


Olho agora para Santo Antônio, trinta e dois anos de idade, segurando um menino vestido de branco. Está ali no altar, numa prosa silenciosa com Iemanjá. Depois de anos conversando com Cosme, rindo com Damião, deixou seu lar antigo dentro de uma caixinha de velas, numa manhã de domingo, enrolado no algodão. Penso comigo: será que ele se adaptou? Afinal foram anos naquela casa, numa prosa cotidiana sem imprevistos. Dizem que Cosme e Damião são traquinas; mas tudo um dia cansa, e Santo Antonio deve ter se cansado de ouvir deles os mesmos causos. E agora? O que prosa com Iemanjá? Será que os dois gostaram das flores que comprei ontem? Três rosas: duas brancas e uma vermelha. Disputaram as cores? Oh, gostaria de entender conversa de santos. E os outros, que os rodeiam? São Jorge e Nossa Senhora do Desterro? Nossa Senhora das Graças, da Penha e meu Anjo da Guarda? O que acharam do chegante? O que falam em tão grave silêncio? O que acham dessas fitinhas do Bonfim? Desse mar, esse grande mar no copo, das adormecidas e tão sérias pedras, desse desespero trágico de existir? É, porque os santos existem, em efígie, no mais entediante dos descansos...



Imagem: www.flickr.com

7 comentários:

Gerana Damulakis disse...

Creio que Santo Antônio está gostando de olhar para sua "dona".

aero: ele é lindo. Que te cubra de graças.

Unknown disse...

Santos...

Janaina Amado disse...

Delicioso, o texto.
Ouvi Santo Antônio segredar: "Deus, ó Deus! Não paguei suficientemente meus pecados? Não realizei milagres suficientes? Lembrai-vos dos meus sacrifícios em Lisboa, Sicília, Toscana, Lombardia... Não me condeneis ao que não posso resisitir, Senhor! Permanecer ao lado dessa senhora que não só não é santa - antes se penteia e se pinta -, como se oferece a mim.... Valei-me, Senhor!"

Moniz Fiappo disse...

Acho que ele está dando graças a Deus por essa mudança, assim fica mais perto pra olhar por você.
Bela imagem.

Lidi disse...

Que Santo Antônio seja bem-vindo ao teu altar, que tive a honra de conhecer! Um beijo, Aero.

Nilson disse...

Tô com Janaína: tentação demais pro pobre santo!!!

Bípede Falante disse...

Aeronauta, não sei se você viu que lá no meu blog a gente está armando um novo blog coletivo. Seria muito bacana se você participasse. No momento, estamos tentando escolher um nome. Quando tiver um tempo, vai lá dar a sua opinião.