terça-feira, 12 de outubro de 2010

salve, salve


Mãe me liga nesse feriado, bem cedinho, para me desejar feliz dia das crianças. Dou risada doméstica e digo-lhe que não sou mais criança há muito tempo. Ela retruca que para ela sou sim. Conto-lhe que sonhei essa noite com meninos me derrubando da cama. Ela imediatamente sugere que foram São Cosme e São Damião, crianças a quem recorre como proteção a mim e a minha irmã desde que éramos bebês. "Eles são assim, gostam de brincadeira". Interessante é esses dois meninos derem o ar da graça logo hoje. Se é o seu dia, ela diz. É verdade. Pois que ainda tenho uma criança birrenta, agressiva e tola aqui dentro. Pois que ainda tenho uma criança assustada, insone e que brinca de casinha no sindicato em que o pai trabalha. E que ainda insiste em ter um bonecão horroroso com o mesmo nome: Carlúcio. E o bonecão envelhece a olhos vistos, a cada dia mais branco e desbotado. E o plástico que lhe cobre o corpo está fino e depurado. Mas ela insiste em carregá-lo, niná-lo, abraçá-lo. Estúpidos, loucos, eu assim os chamaria olhando-os de soslaio, rindo deles como sempre ri de mim, vestida de anjo em festa de largo.


Imagem: Festa de Nossa Senhora da Glória (1977). Fotografia de Mozart Santana.

12 comentários:

Centelhas do outro disse...

Continuo achando que esses motivos culturais são riquezas do imaginário.Respeito muito tudo isso.
Abraço.

Marcantonio disse...

Uma delícia isso. Certamente o Carlúcio não é, para essa menina assustada, algo como um retrato de Dorian Gray. É? Não. É?

Abraço.

Carlos Barbosa disse...

Vi o Marcus na tevê. Esse menino é sobrinho da tia. Parabéns familiares. Ah, e um bom dia das crianças, com muito chocolate e riso. Abr (carlos)

M. disse...

O Marcus tem realmente a quem puxar. Parabéns! Bjs

Gerana Damulakis disse...

Não consegui identificar o anjo A.

aeronauta disse...

Oi, Gerana, ainda bem que você não identificou. Minha irmã diz que nessa foto eu sou o anjo mau.
Abraços.

Anônimo disse...

Feliz dia das crianças, Aero! Angelical amiga, essa foto está um barato. Estão com sono, com medo, com calor, cansadas, ou o quê?
Esses erês!

Anônimo disse...

Como gostaria de indentificar todas. Bateu uma saudade do tempo de criança; Que bobagem se para mãe sempre somos crianças.

Bípede Falante disse...

Aero, que mãe maravilhosa você tem!!! Que fofo :)
bj

Lidi disse...

Aero, identifica o anjo A. Fiquei curiosa. (risos) P.S: Feliz dia dos professores. Bjs

Nilson disse...

Acho que sei qual é o anjo A! Mas não vou contar!!!

Nilson disse...

Acho que sei qual é o anjo A! Mas não vou contar!!!