quarta-feira, 11 de agosto de 2010

cerimônia do adeus




Sempre é hora de ir embora. Três tortas de chocolate, vídeo, salgadinhos, brigadeiros. É farta a cerimônia do adeus. Outra torta enorme, branca sobre a mesa, mais salgadinhos e refrigentes. Outro vídeo. O aniversário de infância que não tive e ecos de um posterior parabéns. Meus filhos de vinte anos chorando. O mais novo me levando de moto, pelas ruas, bem devargarzinho, numa delicadeza antiga, duas horas pra me deixar em casa. Uma caixa de bombom de presente: pendurado aos chocolates o nome saboroso de cada um: Jéssica, Hiuton, Jairo, Kedma, Maria do Rosário, Rafael, Eduardo, Agna, Izabel, Letícia, Josimara, Simone, Eliene, Valquíria, Luciano, Adriana, Itamar, Marileide, Francieli, Camila... Todos eles, habitantes de um reino que jamais será perdido. Amor. Havia isso, naquele dia, dentro do retroprojetor, num poema que alcançou Eliene e imprimiu-lhe a alma. Poesia, requinte e desespero, simplicidade do fogo e da água, Ponge nos alcançando. Amor, palavra de luxo, já dizia Adélia. Rotina feliz, como se cortássemos a finitude do mundo. O abraço nos olhos, a descoberta, e a festa. A festa de se descobrir vivo, o carpe diem de quem não se sabia mortal, os olhinhos vivos, límpidos, mas nunca prontos para o final.


(Esse post é em homenagem aos meus alunos da Uneb, campus XXIV)
Fotos dos alunos do 1o. semestre. Não anexei as fotos do 5o., da festa-surpresa com as três tortas de chocolate, porque não as recebi ainda (não fiquem com ciúmes!).

14 comentários:

Lidi disse...

Oi, Aero, fico feliz ao perceber o carinho que os teus alunos nutrem por você, pois você merece todo o carinho do mundo! Eles são sortudos por terem te tido como professora. Obrigada pelas felicitações no meu blogue, o meu maior presente de aniversário são os meus amigos, principalmente, aqueles que falam a minha língua, como você. Um abraço bem grande.

Anônimo disse...

Que coisa linda essa despedida! Quanta coisa está implícita nessas imagens! A admiração está no ar. Que venha o novo trabalho. De conquistas tão valiosas como essa, tenho certeza.
Beijo, querida amiga!

Kedma Costa disse...

Minha Professora linda, nós que somos gratos por tudo. A senhora merece isso e muito mais. Obrigada por tudo, agradeço a Deus por ter a senhora agora como uma mãe, amiga, Aqueles momentos ficaram guardados pra sempre. beijos

Saudades sempre!

Gerana Damulakis disse...

Que festa linda! Vc merece tudo isso.
Olha só o meu pensamento: ainda bem que não sou sua aluna, assim não preciso me despidir de vc.

Anônimo disse...

Tudo isso diz outra coisa também: a destinação amorosa mais que justa à professora, que por certo entregou aos alunos aulas magistrais e completas de alegria e paixão pela literatura. E com um passeio complementar de moto... Sucesso no novo ambiente e na Semana de Letras. Abr (carlos barbosa)

Anônimo disse...

Voltei porque não me aguentei. Tu na garupa de uma moto com capacete rosa. Impagável essa foto!

Crazier disse...

Nossa mãe! Irá fazer muita falta! Já sinto a nostalgia ao ver as fotos. Mas sinto certo conforto por saber que eu conheci alguem, que eu não tinha nenhuma caracteristica de meus estereótipos favoritos, nao tinha nunca imaginado alguem assim, mas mesmo assim apareceu. Me sinto privilegiada por ter meu 'Demian' pessoal. (rs) Amo você Ângela. Para sempre.

Muadiê Maria disse...

Aero, Aero!Que fotos lindas! Que festa linda!Quem é professora entende muitíssimo bem.
A primeira foto, de capacete cor de rosa é maravilhosa. Você merece.
beijo beijo

Fransielly disse...

Ola professora, agredecemos por tudo que a senhora fez por nossa turma. Continue essa pessoa amorosa, carinhosa, humilde... Irei sentir muito sua falta. Que Deus te abençoe nessa nova jornada.
Bjao, minha querida professora.

Centelhas do outro disse...

O carinho, o amor, gestos simples, risos, confraternização, despedida. Coisas simples. Sim. Coisas simples, e aí está a felicidade.

Bernardo Guimarães disse...

queria amiga:
deixe o ciume passar...
vc continuará sendo minha escritora indispensável! queria ser um desses alunos por um dia. ou um motoqueiro! hehehe...

M. disse...

Gosto de te ver assim: sorrindo, feliz, entre os que te amam. Bjs

Anônimo disse...

É professora, antes de vc ir ja deixa saudades.Por onde quer q a senhora vá tenha certeza que muito de vc foi deixado no campus24.Vc sempre estará impressa em nossos corações.
Que Lindo!Adorei sempre que escuto estas expressões automaticamente me lembro de Ti.
Bjus e sucesso nessa nova jornada

Nilson disse...

É como diz aquela música: adeus, não, me diga até breve! E este memorável capacete cor de rosa!