quinta-feira, 15 de março de 2012

autorretrato


Nunca consegui ser vaidosa. Não gosto de salão de beleza. Muitas vezes escondo, como posso, as unhas dos pés. Tenho preguiça de ser bonita. Deve dar muito trabalho. Por isso deixo os cabelos quebrados. O vento resseca-os como pode, no seu trato duro com o que é áspero. Agora eles caem, caem, nesse meu outono bastante particular.
Não tenho a menor paciência para frequentar provadores: as roupas entalam no pescoço, eu começo a me enervar como bicho preso. Saio de lá sempre com o mesmo vestido, velho e suado de cansaço. Quanto aos sapatos, são sempre os mesmos; não tolero vendedores de loja descendo escadas com caixas e mais caixas nos ombros: dá muita pena deles.
Não tenho vaidade não, moço. Não busque perfume no meu pescoço. Nem enfeite nos meus braços. Nem tatuagem, nem pulseiras. Sou mulher apenas; feminina.

7 comentários:

M. disse...

e é tão linda assim. bjs

Sandra disse...

"Há mulheres que querem que o seu homem seja o Sol. O meu quero-o nuvem. Há mulheres que falam na voz do seu homem. O meu que seja calado e eu, nele guarde meus silêncios. Para que ele seja minha voz quando Deus me pedir contas. No resto, quero que tenha medo e me deixe ser mulher, mesmo que nem sempre sua. Que ele seja homem em breves doses. Que exista em marés, no ciclo das águas e dos ventos. E, vez em quando, seja mulher, tanto quanto eu. As suas mãos as quero firmes quando me despir. Mas ainda mais quero que ele me saiba vestir. Como se eu mesma me vestisse e ele fosse a mão da minha vaidade." Conhece esse trecho? Sabe quem o escreveu? De que livro veio? Quando o li, não veio em meu pensamento o homem descrito, idealizado e sim a mulher que o desejaria, a mulher que só encontrei morando em você. Um grande abraço Ângela!

aeronauta disse...

Belo demais, Sandra. De que livro veio? Quem o escreveu?

Anônimo disse...

Ok. Mas esse tomara que caia bem que poderia cair. E felizes seriam os convidados para o seio da senhora.
Rs.
Abraços,
Anônimo I

Lidi disse...

"Sou mulher apenas; feminina."

Feminina e bela, amiga. Tenha certeza disso. Bjs

Sandra disse...

Veio do livro "O fio das missangas" do Mia Couto. É uma peça expressiva de contos cuja escrita me lembra muito a sua. Bela, doce, forte e intensa. Se ainda não o tiver, permita-me presenteá-la...Me escreva para sandrapfsa@ig.com.br. Me mande seu endereço, terei imenso prazer em te enviar um exemplar. Abraço.

Anônimo disse...

Amiga, precisamos, algumas vezes, sair da rotina, fazer algo que não é nossa prática diária. Que tal irmos juntos ao shopping? Beijos. João Neto