sexta-feira, 27 de julho de 2012

seis personagens em busca de um poema



PASTINHA, PRIQUITINHA, TITIA, SABURI, LALU E LOURO


Gosto dos loucos que jogam pedra e correm atrás das pessoas; gosto dos loucos varridos, com a língua solta e os parafusos destrambelhados. Pastinha, Priquitinha, Lalu, Louro, Titia, Saburi: todos eles loucos de pedra das ruas de minha infância. Titia vestia roupa de plástico e usava pulseiras de canudo, corria atrás de menino sem-que- fazer; Lalu gritava pelas ruas igual a uma condenada, com sete pedras na mão; Saburi vivia dando papel de loteria pra todos nós finalmente ficarmos ricos, e quando surtava corria atrás de tudo que é gente grande. Pastinha, com sua pasta ensebada debaixo do braço um dia deu uma carreira em mim e em minha irmã na beira do rio. Priquitinha insistia com todo mundo o seu velho mantra católico "Maria veve" , repetindo isso exaustivamente pelas ruas como a fazer entender que viu mesmo Maria, ser celestial que ele de fato era. Todos esses loucos foram capturados, levados para a Colônia em Feira de Santana, amarrados e desaparecidos para sempre.





4 comentários:

Sandra disse...

Hi...eu também Titia, usei pulseiras de canudo...rs. Saburi, eu fazia as apostas...rs. Na minha memória encontrei dois Ângela, acho que eles fugiram da Colônia de Feira e vivem aqui, em mim, e certamente em muitos outros que de fato foram crianças, quando crianças e continuam a ser quando adultos. Lindo escrito! Bela infância! Saudade! Grande abraço!

Bípede Falante disse...

todos somos um dia desaparecidos pra sempre.
acho que quem fica mesmo são os doidos rsrsrs
adorei o texto, é um aero um pouco diferente, um aero com pitadas de humor.
beijoss

aeronauta disse...

Sandra e Bípede: o pior é que me parece que os doidos de pedra desapareceram mesmo das infâncias contemporâneas.
Bjos às duas.

Anônimo disse...

Um louco andando nu em plena praça disse: Como consegue vocês usar estas roupas quentes às duas horas da tarde? Por acaso são loucos?
Fica o conselho, aprenda com os loucos.