terça-feira, 7 de abril de 2009

"A Dama do Velho Chico"



"Daura imaginou um vapor na curva do rio. A proa escura, a cabine alva do piloto no alto, as luzes a pontilhar o contorno do barco, a chaminé suja brotando lentamente por detrás do pontal da ilha do Barreiro. Uma estranha invasão férrea a perturbar a paragem. (...)
Molhou os braços e o rosto com a água barrenta do rio. Tornou a espiar na direção da ilha. Nada, mesmo. Só a lâmina luminosa da água produzindo faíscas douradas." (p.11)

Ah, Carlos, quem sou eu pra escrever sobre A Dama do Velho Chico? Apenas aqui consigo ser uma mera e anônima leitora, que vê sua vida surgir das águas do rio, das águas das páginas, como Daura esperando o vapor encantado. Que um dia virá, sempre virá...
... Sim, e veio agora com a publicação do romance pelo MEC, em edição especial. Isso merece ser dito para que todos ouçam, saibam, aplaudam, leiam esse belíssimo livro; merecidamente premiado. Tão nosso, tão próximo, pois que traz o Rio São Francisco e a nossa alma simbioticamente conjugados:

"Quando o rio faz a curva
ataca feroz o barranco
revolve o leito, a água turva
altera o canal, no arranco
o tempo geme, se recurva
perde o equilíbrio, sente o tranco.
Vem de longe, assim". (Intróito do romance)

Não, não quero ser uma resenhadora professoral de seu livro. Por isso páro por aqui. E comemoro com você.

*Acima, as duas imagens do livro. A primeira, edição especial para o PNBE 2009, do MEC.
BARBOSA, Carlos. A Dama do Velho Chico. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2002.
Blogue de Carlos Barbosa: http://contosempre.zip.net

3 comentários:

Katia Borges disse...

Quando criar a "NaTora Books", quero que o primeiro livro de poesia da editora seja o seu. BJ

Carlos Barbosa disse...

Porreta, Aeronauta, valeu! A editora me mandou alguns exemplares, chegaram ontem. O seu está reservado, e mais para a biblioteca de lá, onde estudaram o livrinho, viu? Abraços, deste Aquanauta todo contente, (Carlos)

M. disse...

Mulher Alada, quando li "A Dama", fiquei alumbrada (você soube), por isso a notícia me deixou tão feliz. Beijos, dessa tua amiga sempre muito ocupada, M.